top of page
  • Foto do escritorMoisés Oliveira

Audiência Pública discutirá impactos da Coca-Cola nas nascentes da Serra da Moeda

Foto: Divulgação

Uma audiência pública sobre os impactos da captação de água subterrânea pela fábrica da Coca-Cola nas nascentes da Serra da Moeda será realizada hoje (10), às 10h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A comunidade de Brumadinho e os moradores de Campinho são convidados a participar e discutir a preservação dos recursos hídricos da região.

Desde 2015, a captação de água pelo SAAE de Itabirito, para abastecer a fábrica da Coca-Cola localizada às margens da BR-040, tem causado preocupações entre os moradores locais. A ONG Abrace a Serra da Moeda denunciou a situação, levando a investigações do Ministério Público, que comprovaram os danos causados às nascentes da Serra. Como resultado, em junho de 2024, foi firmado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Ministério Público, SAAE, Coca-Cola e o município de Brumadinho, estabelecendo medidas para mitigar os impactos ambientais e garantir o abastecimento de água à comunidade.

Durante a audiência, serão discutidas as medidas adotadas pelo TAC e as implicações para o meio ambiente e as nascentes locais. A comunidade é incentivada a participar ativamente, a fim de garantir a proteção dos recursos naturais e a sustentabilidade hídrica da região.

A audiência pública é uma oportunidade para que a população acompanhe as ações em curso e debata alternativas para a preservação do meio ambiente, diante do uso da água por grandes indústrias. Para mais detalhes sobre o caso, o público também poderá acessar um vídeo explicativo sobre o TAC firmado, disponível nas redes sociais dos organizadores.

A preservação das nascentes da Serra da Moeda é fundamental para garantir a qualidade de vida da população e a proteção dos ecossistemas locais.



Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page