Uma reunião envolvendo cerca de 40 representantes de entidades e órgãos públicos, programada para esta sexta-feira (23), busca encontrar soluções para os danos causados por carretas que trafegam na região entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, passando pela BR-040, em Brumadinho. O encontro, mediado pelo Compor, órgão do Ministério Público de Minas Gerais, visa discutir alternativas para os impactos no asfalto decorrentes do transporte de minério por veículos pesados.
Na reunião, participam órgãos como DER-MG, DNIT, ANTT, Seinfra, AGE, Semad, Feam, ANM e AMIG, que buscam uma solução conjunta para o problema. O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Jr., destaca a importância da construção de uma solução que concilie o desenvolvimento econômico com a segurança da população.
A sugestão da Associação de Municípios Mineradores (Amig) é transferir o fluxo de carretas das BRs para estradas alternativas, conectando a MG-030 e a ITA-330. Contudo, esses caminhos necessitariam de investimentos para modernização e asfaltamento, além da criação de um terminal ferroviário. A proposta inclui a utilização da estrada Pico-Fábrica, que precisa ser asfaltada e é de domínio de mineradoras, principalmente a Vale.
Os prefeitos reforçam a importância da contribuição das mineradoras, destacando a Vale como a principal responsável devido à extensão das vias alternativas em terras da empresa. O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, e o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, enfatizam a necessidade de ações conjuntas para garantir a segurança nas estradas.
Em nota, a Vale se coloca à disposição para colaborar na busca por soluções que promovam a segurança e o bem-estar da população. A mineradora destaca a ferrovia como principal modal de transporte.
A reunião representa um esforço conjunto das autoridades para encontrar alternativas eficazes que garantam o desenvolvimento econômico da região sem comprometer a segurança viária e a qualidade de vida dos moradores. O envolvimento das mineradoras, especialmente a Vale, é considerado fundamental para viabilizar as propostas de desvio do tráfego de carretas.
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