top of page
Foto do escritorTalles Costa

Balonismo em Brumadinho: a nova aposta para o crescimento turístico e econômico a partir e 2025

Foto - Gleidson Alves / Portal Independente

Na manhã de segunda-feira (11), o céu de Brumadinho foi palco de uma cena incomum: um balão sobrevoando os bairros da cidade, chamando a atenção de moradores e turistas. A iniciativa foi conduzida pelo prefeito eleito Gabriel Parreiras, que embarcou no voo inaugural para anunciar os planos de desenvolvimento turístico para os próximos anos, com o balonismo como uma das novas atividades de destaque. Segundo Parreiras, o balonismo não apenas enriquecerá as opções de turismo de Brumadinho, mas também estimulará a economia local, com reflexos positivos para a comunidade.

"Hoje fizemos o voo-teste do balão, e foi simplesmente incrível! Nós amamos nossa terra e faremos tudo ao nosso alcance para ressignificar as coisas por aqui. Queremos que Brumadinho se torne ainda mais turística, mas, antes de tudo, que seja uma cidade feita para o brumadinhense”, destacou Parreiras. O entusiasmo se estende ao idealizador do Inhotim, Bernardo Paz, que cedeu um terreno próximo à Conquistinha para instalar a base do balonismo. Com o apoio de Bernardo, a iniciativa ganha ainda mais potencial para atrair visitantes e expandir as atividades turísticas além dos limites do museu, promovendo o crescimento de Brumadinho no circuito turístico de Minas Gerais.


Foto - Gleidson Alves / Portal Independente

A expectativa entre a população foi imediata: crianças e adultos já demonstram interesse em experimentar o passeio de balão, e famílias inteiras aguardam por essa nova possibilidade de lazer. No entanto, a realidade do custo pode se tornar um obstáculo para muitos. Em outras cidades mineiras como Tiradentes, São João del Rei e São Lourenço, o valor médio do voo fica em torno de R$600 por pessoa, com capacidade para seis passageiros por balão. Este fator representa um desafio para famílias, mas o impacto econômico estimado é promissor, beneficiando desde o comércio até a rede hoteleira local.

Esta não é a primeira vez que Brumadinho vê um balão em seus céus. Em 2015, o Rancho do Peixe, restaurante do município, ofereceu voos de balão como parte de sua experiência turística, junto à culinária mineira. Embora não haja registros detalhados sobre a duração dessa prática, a lembrança ficou como um marco para o turismo local, que agora ganha novos rumos com o apoio da gestão municipal e parcerias estratégicas.

A aposta no balonismo é inspirada em outros locais que colhem bons frutos ao oferecer essa modalidade de turismo de aventura, como Resende Costa e outras cidades do interior mineiro. Além de impulsionar o setor, o balonismo traz consigo o potencial de transformar Brumadinho em um ponto de referência para o turismo natural e cultural. A administração de Parreiras acredita que a introdução de novas atrações como o balonismo pode promover ainda mais a visibilidade da cidade, gerando benefícios que, em última instância, alcançam cada cidadão de Brumadinho.


Foto - Gleidson Alves / Portal Independente

Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page