top of page
Foto do escritorRedação Portal Independente

Bronquiolite é a principal causade internação das crianças no outono e no inverno na região

Foto - Divulgação

Com a chegada do outono e o início do clima mais seco, cresce a preocupação com o aumento de doenças respiratórias, especialmente em crianças, em Brumadinho. O Hospital Infantil local já registra um aumento significativo nos atendimentos a pacientes com essas enfermidades, destacando a bronquiolite como a principal causa de internação durante este período.

Segundo informações da equipe médica do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), ligado à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), os atendimentos a pacientes com doenças respiratórias, que costumam ser em torno de 500 em outras estações, já alcançaram entre 1,5 mil a 2 mil atendimentos ao mês durante o clima mais frio e seco. A bronquiolite, causada pelo vírus sincicial respiratório, é apontada como a principal causa de internação, especialmente em bebês, devido aos sintomas como tosse, cansaço e falta de ar, que podem exigir tratamento em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Além da bronquiolite, gripes, resfriados e pneumonias também são comuns e podem ser mais graves em crianças pequenas ou com condições de saúde pré-existentes, como asma e rinite alérgica.

A pneumologista pediátrica do HIJPII, Chaline Guimarães Mezêncio, explica que a baixa umidade do ar é um dos fatores que contribuem para o agravamento dos sintomas em crianças com doenças pulmonares, como asma e rinite alérgica. No entanto, ela ressalta que os vírus respiratórios, que tendem a circular mais nessa época do ano, também desempenham um papel importante no aumento dos casos.

Para prevenir as doenças respiratórias, é recomendado manter o ambiente bem ventilado, evitar o contato com pessoas doentes e ambientes fechados e com aglomerações. Além disso, é fundamental manter uma boa hidratação e uma alimentação saudável, além de realizar a lavagem nasal das crianças com soro fisiológico. A médica também destaca a importância da vacinação contra a gripe e da manutenção do cartão de vacinas em dia.

Em caso de sintomas persistentes, como febre, cansaço, dificuldade para respirar e irritabilidade sem causa aparente, é recomendado procurar atendimento médico imediato. No entanto, é importante evitar levar a criança ao hospital sem necessidade, para evitar exposição a outros pacientes e aglomerações.

O Hospital Infantil João Paulo II, único hospital pediátrico totalmente público do estado, está preparado para atender as demandas durante este período, com leitos de enfermaria e UTI específicos para crianças. Além disso, há outros locais com atendimento infantil na região, como o Hospital Odilon Behrens e UPAs da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page