top of page
Foto do escritorMoisés Oliveira

Brumadinho passa a divulgar laudos de qualidade da água para consumo humano mensalmente

Foto - Divulgação

A partir deste mês, os moradores de Brumadinho terão acesso aos laudos mensais e semestrais das análises microbiológicas e toxicológicas da água destinada ao consumo humano, por meio do site da Prefeitura. Realizado pelo serviço de saúde ambiental da Vigilância em Saúde, em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), o monitoramento inclui a verificação de metais pesados, atendendo aos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 2021. A medida visa garantir que a água fornecida para beber, cozinhar e demais atividades domésticas seja segura, proporcionando maior transparência à população sobre a qualidade do recurso.

Os resultados das análises, que abrangem a água fornecida pela Copasa, pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos e também por soluções alternativas de abastecimento, como poços e cisternas, são parte de uma iniciativa do Governo de Minas Gerais em colaboração com o Ministério da Saúde para monitoramento e transparência da qualidade da água. Amostras são coletadas tanto na sede do município quanto nas regiões mais afastadas. Caso sejam detectadas irregularidades, a Vigilância em Saúde é responsável por apoiar a regularização e garantir que os padrões de potabilidade sejam cumpridos.

Além dos laudos anuais e semestrais disponibilizados para acesso online, os anos anteriores podem ser consultados presencialmente, mediante solicitação, na sede da Vigilância em Saúde, localizada na Rua João Fernandes do Carmo, no bairro Estela Passos, ou solicitados por telefone ou e-mail. Com o intuito de promover o consumo seguro e atender ao direito de informação da população, a nova política de divulgação permite que os moradores de Brumadinho acompanhem a qualidade da água em detalhes.


Comentarios


Anuncie Apoio_edited.jpg
Bistro Mendes 2.png
Logo Isabelly.png
bottom of page