top of page
  • Foto do escritorRedação Portal Independente

Brumadinho recebe primeira edição do Gunga Minas Festival para valorizar Guardas de Congo e Moçambique

Foto - Divulgação

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, Brumadinho será uma das três cidades mineiras a receber a primeira edição do Gunga Minas Festival. O evento tem como principal objetivo a valorização das Guardas de Congo e Moçambique da região. Realizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o festival contará com rodas de mestres, cortejos, teatro de bonecos e apresentações musicais, promovendo uma celebração da cultura popular.

A programação do Gunga Minas Festival em Brumadinho começa na quinta-feira, 30 de maio, às 9h30, com o espetáculo de teatro de bonecos "Caminhos de São Saruê", no Teatro Municipal Nicondemus da Cunha. O espetáculo, que conta com a participação de Chico Simões (GO), Maciel Salú (PE) e Anna Göbel (MG), promete encantar o público com uma narrativa inspirada no mito de São Saruê, utilizando bonecos e música ao vivo.

Na sexta-feira, 31 de maio, o festival continua na Praça de Eventos com uma programação diversificada a partir das 19h. As apresentações começam com o Moçambique de Santa Isabel, seguido pela Quadrilha Arraiá Buscapé e o cantor Afonjah. A noite também contará com shows da artista Maíra Baldaia e da Velha Guarda Musical do Salgueiro, que trará um repertório repleto de clássicos do samba. O encerramento do dia será com o Grupo Surreal.

O sábado, 1º de junho, reserva mais atividades culturais na Praça de Eventos. As apresentações começam às 20h com a Quadrilha Balancê Mineiro do Barreiro e seguem com o Moçambique Santa Efigênia e o Grupo Negro por Negro. A Irmandade Nossa Senhora Aparecida de Mário Campos também se apresentará, seguida por um show de Maciel Salú com participação especial do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança. O Trio Nordestino, acompanhado de Charles Theone, fecha a noite com um show especial.

O festival destaca a importância das comunidades quilombolas de Sapé e Marinhos, situadas em Brumadinho. A Associação Identidade Quilombola, presidida pela mestra Dina Braga, tem sido fundamental na preservação e promoção das tradições culturais dessas comunidades. O Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário de Sapé e Marinhos são exemplos vivos dessa rica herança cultural.

Afonso Oliveira, curador e produtor executivo do projeto, enfatiza que o Gunga Minas Festival é resultado de várias rodas de conversa realizadas durante o projeto Maracacongo. "Os mestres e mestras do Congo e Moçambique destacaram a importância de um festival para valorizar e preservar essas tradições", afirma Afonso.

O festival é uma realização da Cactus Promoções e Produções, com produção executiva de Afonso Oliveira Produções. O projeto foi aprovado na Chamada Instituto Cultural Vale e conta com o apoio da Prefeitura de Brumadinho, Associação Identidade Quilombola, Prefeitura de Ouro Preto, Festival Gastronômico de Ouro Preto e Memorial Minas Gerais Vale.


Serviço | Gunga Minas Festival em Brumadinho

- Data: 30 de maio a 1º de junho

- Locais: Teatro Municipal Nicondemus da Cunha e Praça de Eventos

- Entrada Gratuita e aberta ao público


*Com informações do Jornal Voz Ativa

Comentários


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page