
Já imaginou olhar o extrato do banco e descobrir que fizeram um empréstimo que você nunca pediu? Pois é, isso acontece mais do que deveria e pode ser um baita problema se você não souber o que fazer. Mas calma! Aqui está o passo a passo para resolver essa dor de cabeça rapidinho.
O que é um empréstimo não contratado? É quando aparece um empréstimo no seu nome sem que você tenha solicitado. Isso pode acontecer por fraude, erro do banco ou descuido na segurança dos seus dados.
O que fazer se isso acontecer com você? Se você percebeu que caiu um valor estranho na sua conta, siga esses passos:
1º Entre em contato com o banco imediatamente! Peça o cancelamento do empréstimo e a suspensão dos descontos. Anote protocolos e guarde prints de todas as conversas.
2º Registre uma reclamação no Procon para garantir que sua denúncia fique documentada.
3º Se o banco não resolver, vá à Justiça! Você pode entrar com um processo para recuperar seu dinheiro e até pedir indenização pelos danos causados.
O banco é responsável por isso? Sim! O Código de Defesa do Consumidor garante que você não pode ser prejudicado por práticas abusivas. O banco tem a obrigação de proteger seus dados e evitar fraudes. Se algo deu errado, a culpa não é sua!
Fique de olho! Monitorar sua conta com frequência e ativar notificações do banco pode te ajudar a identificar qualquer cobrança indevida antes que ela vire um problemão.
Se isso já aconteceu com você ou conhece alguém que passou por isso, compartilhe essas dicas! Quanto mais gente informada, menos golpes acontecem.
Assina a coluna

Viviane Caroline Ferreira Antunes
Advogada e Conciliadora - OAB/MG 204.144
Pós-graduada em Direito Público pela Faculdade Arnaldo
Pós-graduada em Prática Previdenciária Avançada pela Damásio
Pós-graduanda em Processo Previdenciário Administrativo pela Legale
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/Brumadinho\MG

Comments