Na noite do último domingo (26), um incêndio atingiu uma área verde na sede de Brumadinho, causando preocupação entre os moradores do Bairro Biquinhas, na antiga Rua Rio Doce, agora conhecida como Cravo Vermelho. O fogo começou por volta das 19h e só foi controlado à meia-noite.
A proximidade das chamas das residências fez com que os moradores, temendo pela segurança de suas casas, agissem por conta própria. Muitos optaram por jogar água no mato próximo aos muros, na tentativa de impedir que o incêndio se aproximasse ainda mais. Durante o período, diversas ligações foram feitas às autoridades, mas não houve comparecimento da Defesa Civil para atuação, do Corpo de Bombeiros ou de qualquer outro órgão de emergência.
"Foi muito perto das casas, e durou cinco horas. Era notório que o fogo estava pegando. É muito tempo para não se ter nenhuma ação", comentou um dos moradores, expressando a preocupação e a frustração com a demora no atendimento.
O Portal Independente entrou em contato com a Prefeitura de Brumadinho, que informou que o agente de plantão foi ao local para verificar a situação. Após a avaliação, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Segundo a regulamentação municipal, a Defesa Civil/Brigada não pode atuar em incêndios florestais noturnos.
A comunidade de Brumadinho se vê insatisfeita com o que consideram um jogo de transferência de responsabilidades entre os órgãos competentes. A situação é considerada grave, podendo causar não apenas danos ao meio ambiente, mas também riscos à saúde e à vida dos moradores.
Em caso de incêndio ou outras emergências, os moradores de Brumadinho devem entrar em contato com as autoridades competentes. A Defesa Civil de Brumadinho agora atende pelo novo número (31) 99877-1263, disponível para WhatsApp e ligações. O telefone do Corpo de Bombeiros é o 193.
Comments