top of page
  • Foto do escritorMoisés Oliveira

Dia do Sexo: data reforça importância da educação sexual e saúde pública

O Dia do Sexo, comemorado em 6 de setembro, além de seu tom irreverente, é uma oportunidade para instituições de saúde promoverem a educação sexual e a conscientização sobre a importância do sexo seguro. No Brasil, dados do Ministério da Saúde revelam que, enquanto a incidência de HIV está em queda na população geral, há um aumento entre homens jovens, de 15 a 29 anos, e o crescimento de casos de sífilis entre homens, mulheres e gestantes preocupa as autoridades.

A prática regular de sexo está associada a diversos benefícios para a saúde física e mental. Ela pode fortalecer o sistema imunológico, melhorar a qualidade do sono, reduzir os níveis de estresse, além de ser benéfica para a saúde cardiovascular. Outros efeitos positivos incluem o aumento da presença de neurotransmissores que favorecem a memória, além de contribuir para a saúde muscular e o controle de funções corporais, como a bexiga. Para os homens, estudos sugerem que ejaculações regulares podem diminuir o risco de câncer de próstata.

A data também reforça a importância de manter uma vida sexual ativa e saudável em todas as fases da vida, mesmo com o passar dos anos. A promoção do uso de preservativos, disponíveis gratuitamente em todas as unidades de saúde de Brumadinho, é uma das principais estratégias para prevenir a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e garantir práticas sexuais seguras.

O Dia do Sexo, portanto, vai além da brincadeira e oferece uma oportunidade de reflexão sobre a saúde sexual, incentivando hábitos responsáveis e o cuidado com o bem-estar físico e emocional.

Comentarios


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page