top of page
  • Foto do escritorRedação Portal Independente

Governo institui Corredor Ecológico Serra da Moeda-Arêdes para preservação ambiental

Foto - Divulgação

O Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, neste mês de fevereiro, publicou o decreto que formaliza a criação do Corredor Ecológico Serra da Moeda-Arêdes, conectando o Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda à Estação Ecológica Estadual de Arêdes, localizadas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), a área abrange 464,70 hectares, equivalente a 464 campos de futebol, agora dedicados à preservação ambiental.

O corredor tem como propósito a interligação dos ambientes campestre e florestais do Monumento Natural Estadual da Serra da Moeda com a Estação Ecológica Estadual de Arêdes. Essa conexão favorecerá o fluxo gênico entre populações da fauna e flora, promovendo a conservação e recuperação das áreas de preservação permanente na região.

Além do foco na biodiversidade, a iniciativa visa realizar a regularização ambiental das propriedades rurais locais, uma ação que, segundo Breno Lasmar, diretor-geral do IEF, trará benefícios significativos para a qualidade de vida da população. Ele destaca a importância da atuação do Estado na ampliação de áreas de conservação, melhoria da qualidade ambiental e entrega de melhores condições de vida para a sociedade.



Os corredores ecológicos, como o recém-criado Corredor Ecológico Serra da Moeda-Arêdes, são extensões prioritárias de ecossistemas, promovendo o fluxo de indivíduos e genes, além de contribuir para a regulação do ciclo hidrológico. O IEF tem iniciado a implantação desses corredores nos diversos biomas do Estado, visando fortalecer a visão de território, valorização de produtos locais, certificação de origem e serviços ambientais, incluindo o ecoturismo de base conservacionista.

Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page