top of page
  • Foto do escritorGuilherme Almeida

Iluminação pública segue sendo um desafio em Brumadinho e preocupa moradores

Foto - Divulgação

A iluminação pública em Brumadinho continua sendo motivo de preocupação entre os moradores, que relatam problemas em diversas áreas da cidade. Com a falta de manutenção e a demora para a reposição de lâmpadas queimadas, muitas ruas ficam às escuras, causando insegurança e dificultando a mobilidade noturna. Mesmo após várias reivindicações da população, a situação persiste, afetando tanto a zona urbana quanto a rural do município.

Moradores do José Henriques, por exemplo, enfrentam dificuldades há meses. “As ruas ficam completamente escuras à noite, é perigoso até para sair de casa. Já pedimos ajuda várias vezes, mas nada é feito”, relata S.P.F., moradora da região. Segundo ela, a sensação de insegurança aumenta quando a iluminação pública falha, pois facilita a ação de criminosos e dificulta a vigilância no bairro. O problema afeta principalmente as áreas periféricas, onde o serviço de manutenção é ainda mais escasso.

Na região central de Brumadinho, a situação também não é diferente. A.B.J.S., comerciante local, afirma que as ruas mal iluminadas prejudicam até o movimento do comércio. “Em frente ao comércio prejudica duplamente, ne? Não ter luz suficiente acaba impactando as vendas e a segurança de todo mundo”, comenta. Ele acrescenta que alguns comerciantes já fizeram solicitações à prefeitura, mas até o momento, nenhuma solução definitiva foi apresentada.

A administração municipal alega que há um plano de manutenção em andamento para resolver a questão. A prefeitura de Brumadinho informou que equipes de manutenção da iluminação pública estão realizando vistorias periódicas para identificar as falhas e proceder com a troca de lâmpadas e reparos. No entanto, os moradores relatam que o serviço não é eficiente e que as respostas são sempre demoradas. “Quando uma lâmpada é trocada, logo outra apaga. Parece que estamos sempre no escuro, nunca há uma solução duradoura”, desabafa M.M.S., residente do bairro São Conrado.

Além dos problemas no centro e nos bairros mais populosos, a situação é ainda mais crítica nas áreas rurais. Moradores de localidades como Casa Branca e Aranha afirmam que vivem em constante estado de insegurança. "À noite, você só vê escuridão. O medo é constante, e os acidentes também, já que não enxergamos bem as estradas", conta R.C., que mora na zona rural de Brumadinho.

Enquanto os problemas persistem, a população segue aguardando uma resposta mais efetiva das autoridades. A cobrança por melhorias na iluminação pública se intensifica, especialmente com a proximidade de eventos públicos e o aumento da criminalidade noturna. Para os brumadinhenses, garantir que a cidade esteja bem iluminada é essencial para proporcionar mais segurança e qualidade de vida.

Para solicitar qualquer serviço sobre iluminação pública, o telefone repassado pela Prefeitura é o 31 9 7118-1345.

Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page