IPVA 2025: vencimento da última parcela começa nesta segunda; veja calendário
- Guilherme Almeida
- há 4 dias
- 2 min de leitura

O prazo para o pagamento da última parcela do IPVA 2025 começa na próxima segunda-feira (7), e motoristas de Brumadinho e de todo o estado devem ficar atentos ao vencimento para evitar multas e juros. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo obrigatório para a regularização do automóvel, e o atraso no pagamento pode gerar penalidades. Além do IPVA, a Taxa de Renovação do Licenciamento do veículo também precisa ser quitada para que o documento do automóvel seja emitido sem pendências. Neste ano, o valor da taxa é de R$ 35,18.
Os vencimentos variam de acordo com o número final da placa do veículo. Para os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2, o prazo termina em 7 de abril. Para as placas 3 e 4, o vencimento ocorre em 8 de abril. Placas 5 e 6 têm até o dia 9 para o pagamento, enquanto os veículos com final 7 e 8 precisam quitar o imposto até o dia 10. Por fim, os donos de veículos com placas 9 e 0 têm até 11 de abril para efetuar o pagamento.
A quitação do imposto pode ser feita por meio do site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais (www.fazenda.mg.gov.br), onde o contribuinte deve acessar a opção “Taxa de Licenciamento – TRLAV” e gerar a guia de pagamento. O pagamento pode ser realizado em bancos credenciados, casas lotéricas ou por meio de aplicativos bancários.
Quem deixou de pagar as parcelas anteriores do IPVA 2025 deverá arcar com acréscimos de juros e multa. O não pagamento do imposto pode levar à impossibilidade de licenciamento do veículo, impedindo sua circulação regular e podendo resultar em apreensão em fiscalizações. Em Brumadinho, motoristas que enfrentarem dificuldades com o pagamento podem buscar orientação junto à prefeitura ou aos órgãos responsáveis pela arrecadação estadual.
Além de garantir a regularização do automóvel, o pagamento do IPVA também contribui para a arrecadação estadual, sendo parte dos recursos destinados a melhorias na infraestrutura, segurança e educação. Manter os tributos em dia evita transtornos e assegura a circulação dos veículos sem riscos de penalidades.
Comments