top of page
  • Foto do escritorGuilherme Almeida

Lula afirma que acordos entre Vale e vítimas de Brumadinho serão definidos em outubro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (5), que os acordos entre a mineradora Vale e as famílias das vítimas dos rompimentos das barragens de Brumadinho e Mariana devem ser resolvidos até o início de outubro. A declaração foi dada durante uma entrevista à Rádio Vitoriosa, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O presidente vem criticando a demora da mineradora em concluir as negociações e indenizações com as comunidades atingidas.

"Até o começo de outubro, a gente vai resolver a questão do acordo com a Vale para resolver o problema de Mariana e Brumadinho", afirmou Lula. Segundo ele, o processo tem se arrastado por anos, sem que a empresa cumpra com as decisões e compromissos. “Agora vai ter que cumprir”, disse o presidente, reforçando a urgência de solucionar a questão.

Os desastres em Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, resultaram no rompimento de barragens da Vale, provocando mortes e destruição ambiental em Minas Gerais e afetando também o estado do Espírito Santo. Nesta semana, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, revelou, após encontro com Lula, que espera firmar um acordo de cerca de R$ 100 bilhões com a mineradora para reparar os danos causados.

Casagrande destacou que o presidente se mostrou otimista quanto à resolução das pendências e que o governo federal está em diálogo com a direção da Vale para concluir os acordos ainda este ano. Desde o início de sua gestão, Lula tem pressionado a empresa pela celeridade nas indenizações e pelo cumprimento das decisões judiciais, que há quase uma década buscam reparar as perdas das famílias afetadas pelas tragédias.

O acordo, que também beneficiará comunidades capixabas atingidas pelos rejeitos de Mariana, visa reparar não apenas os danos econômicos, mas também os ambientais e sociais que ainda impactam as regiões devastadas.

Comentários


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page