top of page
  • Foto do escritorRedação Portal Independente

MP, Defensoria e Governo de MG apresentam balanço sobre o "acordão"

Foto: Washington Alves/File photo/Reuters

O Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública de Minas Gerais e o governo de Minas divulgaram um balanço das ações nos três anos desde a assinatura do acordo de reparação pela tragédia de Brumadinho, que completa cinco anos no próximo dia 25 de janeiro.

Segundo o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Carlos Bruno Ferreira da Silva, mais de 130 mil pessoas em Brumadinho e outros 25 municípios têm garantido o recebimento de ajuda financeira até 2025. Esse auxílio faz parte do acordo de reparação, que já distribuiu mais de R$ 2 bilhões através de um programa de transferência de renda coordenado pelas instituições da Justiça e pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Um dos desafios que ainda persiste é a recuperação do meio ambiente, especialmente do Rio Paraopeba. O promotor estadual Leonardo Castro Maia destaca os obstáculos para minimizar os impactos na bacia hidrográfica e menciona a dragagem do rio como uma das medidas em andamento.

O procurador federal Carlos Bruno Ferreira da Silva ressalta a preocupação com o saneamento e informa que há projetos em execução para reforçar a segurança hídrica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem como para garantir 100% de saneamento na maioria dos 26 municípios atingidos.

O acordo de reparação social, econômica e ambiental foi assinado em fevereiro de 2021, totalizando R$ 37,69 bilhões. Este balanço apresenta um panorama positivo, com 110 projetos em execução na região atingida, segundo Luis Otávio de Assis, Secretário Estadual Adjunto de Planejamento e coordenador do Comitê pró-Brumadinho do governo do Estado. No entanto, os atingidos, que não participaram das tratativas, ainda questionam o desfecho final das negociações.

टिप्पणियां


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page