top of page
  • Foto do escritorRedação Portal Independente

Negociações avançam para construção de via alternativa e desvio de carretas de minério na BR–040

O objetivo é viabilizar a construção de uma via alternativa que desvie a circulação de aproximadamente 1.500 carretas


Foto Internet/Divulgação

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está empenhado em finalizar, ainda no primeiro semestre de 2024, um acordo entre oito prefeituras, dez empresas mineradoras, o governo estadual e a União. O objetivo é viabilizar a construção de uma via alternativa que desvie a circulação de aproximadamente 1.500 carretas de minério que trafegam diariamente por um trecho perigoso da BR–040, entre Nova Lima e Conselheiro Lafaiete.

A iniciativa liderada pelos prefeitos da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) está em discussão no Centro Estadual de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), criado em 2021. O procurador geral de Justiça de Minas, Jarbas Soares Júnior, destaca que desde a criação do Compor, houve uma redução significativa, de 70%, no tempo médio para a resolução de conflitos.

A proposta visa desafogar um trecho de 54 quilômetros da BR–040, conhecido pela elevada incidência de acidentes. Entre 2020 e 2022, a região registrou uma média de 156 mortes por ano, conforme dados da Amig. O projeto sugere que as empresas assumam a revitalização de estradas existentes, realizem obras de alargamento, compactação e pavimentação, construindo assim uma nova via estruturada, capaz de suportar o intenso tráfego de caminhões. Além disso, a proposta inclui a implementação de um terminal ferroviário para facilitar o escoamento da carga.

O prefeito de Belo Vale, Waltenir Liberato Soares, enfatiza que a abertura da "rodovia do minério" é uma demanda antiga dos municípios e poderia retirar cerca de 85% das carretas das mineradoras da BR–040. O procurador Jarbas Soares Júnior expressa otimismo em relação às negociações e acredita que um acordo pode ser alcançado até o final deste semestre.

O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, destaca os prejuízos humanos e econômicos decorrentes do tráfego de carretas de minério na BR–040, enfatizando a importância de um consenso para o início das obras no próximo ano. A expectativa é que o acordo seja uma das negociações mais significativas já mediadas pelo Compor, que se destaca pela redução no tempo de resolução de conflitos.

O Compor e as partes envolvidas buscam uma solução para melhorar a segurança viária e reduzir acidentes na BR–040, alinhando interesses e promovendo o desenvolvimento sustentável da região.

Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page