A população de Minas Gerais, incluindo os moradores de Brumadinho, já pode solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento, que visa estabelecer um padrão nacional de emissão e modelo para evitar fraudes, traz novos elementos de segurança, como QR Code e zona de leitura automatizada.
A CIN inova ao utilizar o número do CPF como registro nacional do brasileiro, proporcionando o mesmo número de identificação em todos os estados do país. A obrigatoriedade do novo documento está programada para 2032, quando o Registro Geral (RG) será extinto.
A validade da CIN segue os mesmos critérios do RG. Para pessoas de 0 a 12 anos incompletos, a validade é de cinco anos; de 12 a 60 anos incompletos, a validade é de dez anos; e acima de 60 anos, a validade é indeterminada.
Ao fazer a CIN, o RG não fica inválido. Isso significa que, até 28 de fevereiro de 2032, o cidadão seguirá com ambos os documentos válidos. Como ainda há mais de oito anos para a obrigatoriedade da CIN, não há necessidade imediata de obter o novo documento.
A solicitação da CIN em Minas Gerais, incluindo Brumadinho, requer agendamento prévio pelo site mg.gov.br ou pelo app MG Cidadão. A emissão é presencial, exigindo a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento e do CPF, que será o único número de identificação do documento. Não é necessário levar fotos 3x4, pois o registro é feito no local.
Além do CPF e da certidão, é necessário ter uma conta Gov.br no nível Prata ou Ouro, ser maior de 16 anos, estar em situação regular na Receita Federal e não ter outra solicitação da CIN em andamento.
A primeira via da CIN é gratuita, e o documento terá versão física e digital. A população de Brumadinho já pode usufruir das facilidades e seguranças oferecidas pelo novo modelo de identidade nacional.
Yorumlar