top of page
  • Foto do escritorRedação Portal Independente

O segredo da política guardado pelos deuses


Esse ano temos eleições municipais. Isso é um complicador para você?

Para a população em geral, principalmente a de Brumadinho, deixo aqui o mito grego para que possamos refletir sobre esse tema.

Certa vez, Zeus pediu para que Prometeu, aquele que pensa antes, realizasse uma tarefa: distribuir as coisas no mundo! Da grama até a existência do ser humano.

Prometeu era muito atarefado e possuía também, ao mesmo tempo, uma incumbência junto a Hades. Assim, seu irmão, Epimeteu, o que pensa depois, fez uma proposta a Prometeu:  

- Eu faço a distribuição das coisas do mundo enquanto você vai até o Hades e, sob sua supervisão, ao regressar, verifica a minha tarefa.

Assim foi realizado.

Epimeteu iniciou maravilhosamente bem, pois transformou os pastos para alimentação de animais menores e estes como alimento para os maiores. Ele deu pelos e asas para os animais em perfeito equilíbrio. E até hoje a natureza tem esta perfeição ecológica!Mas antes que Prometeu falasse sobre o grande erro de Epimeteu, Epimeteu mesmo se deu conta que usou tudo que havia para a distribuição sem que nada sobrasse para o homem. E o homem é o único que se lançado sozinho no mundo, definha sem toque.

Prometeu não poderia deixar com que o homem simplesmente acabasse, então, tomou a decisão de roubar a chama da sabedoria dos deuses que era guardada por Efesto, o deus ferreiro do olimpo.

O titã foi até onde ficava a chama dos deuses, a roubou e colocou no homem. Este ser é o único nu e inerte que possui conhecimento para fazer um abrigo, uma extensão dos braços para voar com o avião ou, até estende suas pernas com um carro, por exemplo.

Zeus, furioso com o ocorrido, sentenciou Prometeu à eterna prisão ao fundo do tártaro e que um abutre coma pela eternidade seu fígado por ter dado ao homem um pouco de deus.Para os humanos Zeus quis que Pandora lhes entregasse uma caixa. Essa deveria ser levada ao Hades escrito “não abra”. Dentro dela, existia as coisas que não foram usadas por Epimeteu. Ao chegar na terra, a caixa aberta disseminou doenças, pragas, tristeza, depressão. Pandora se assusta e a fecha rapidamente, trancando a esperança. Ela, assim, leva para Hades o que sobrou para o homem neste mundo.

Depois de algum tempo, o questionamento deste disparate (que seria o homem ter um pouco dos deuses em si) é direcionado à Zeus. Ele responde que, apesar de possuírem um pouco da chama da sabedoria dos deuses, os homens possuíam apenas aquilo que seria necessário para sua existência, mas a essência maior dos deuses, esta nunca havia sido dada aos homens: os humanos nunca possuíram a arte da política.

Assim, por mais que nós nos coloquemos como seres éticos e cheios de boas conduções, em tese, para o nosso bem viver, a realidade é que padecemos desde fogo. A chama do conhecimento político que nos colocaria em salvação, nunca foi permitida aos homens.

Padecer por não se organizar enquanto seres detentores da arte mais poderosa e importante ao homem, pode ser a grande danação do mundo.

Mesmo assim, ainda que não tenhamos a arte mais bem guardada pelos deuses do olimpo, espero que tenhamos cautela em escolher nossos novos representantes locais.  E que o Brasil também saiba escolher com maestria seus novos administradores.

Espero que não nos iludamos com os representantes de si mesmos, com aqueles que a vingança é a única arma que se vela em forma de mudança para o nosso povo.

Que os deuses nos forneçam aquilo que eles guardam tão bem consigo: a sabedoria política.


Assina a coluna



Marciano Reis

Fiscal Ambiental de Brumadinho, Advogado especialista em Meio Ambiente e Mineração, Técnico em Agropecuária, Bacharel e Licenciatura em Filosofia.

31 9 9889-5915 | marciano.mrm@gmail.com


Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page