top of page
  • Foto do escritorRedação Portal Independente

Uma visão sobre a imprensa e a fonte

Atualizado: 10 de jan.


O jornalismo conecta o mundo. O mundo precisa da imprensa. Em Brumadinho não é diferente. Foto: reprodução/internet

A sociedade espera e confia consideravelmente em um jornalismo bem aplicado, capaz de levar esclarecimento e evolução a uma sociedade. O Portal Independente nasceu por isso


A imprensa possui um importante papel na sociedade por inúmeras razões que vão de informar a população até a cobrar das autoridades uma atuação mais próxima e eficiente para os cidadãos. Começando por essa linha de raciocínio, aplicado na estrutura da notícia, podemos fazer uma ligação entre o Jornalismo e o Poder. Em diversos lugares do mundo o jornalismo figura um pódio imaginário, seja em âmbito econômico, social e também político, onde possui quatro separações: Executivo, Legislativo, Judiciário e a Imprensa. Jornalismo é cumprir seu dever de forma clara, justa e verdadeira, a fim de levar entendimento e esclarecimento para os receptores.


Certa vez ouvi, nas palavras de um colega de profissão, que “enquanto jornalista, você é duplamente cidadão”. Eu acredito muito nisso. Eu acredito muito em nós, profissionais que tantas vezes somos atacados de forma truculenta e sem fundamento por discordar de fatídicas opiniões, seja por na contramão de uma ideologia política, esportiva ou qualquer outra mais. A sociedade espera e confia consideravelmente em um jornalismo bem aplicado, capaz de levar esclarecimento e evolução a uma sociedade.


Minha inscrição no Mestrado em Jornalismo da UAM me faz sonhar alto e entender a funcionalidade em uma das mais importantes escolas de imprensa do mundo. Tenho o El País como uma referência de informação, didático, acerca do que acontece no mundo. É, certamente, minha fonte de informação inspiradora.


Falando em fonte, no dia 25 de janeiro de 2019 eu passei por uma experiência um tanto quanto desafiadora que me fez sentir na pele, embora já tivesse alguns anos de carreira, a aplicação do jornalismo em “momentos extremos”. Sou morador de Brumadinho (Minas Gerais — Brasil), e estava na cidade no exato momento em que a barragem da mineradora Vale se rompeu, matando 272 pessoas. O fato ocorreu às 12h28pm, e em menos de 30 minutos depois eu já havia recebido mais de 50 ligações de jornalistas de várias partes do mundo. Eu não me dei conta do que havia acontecido porque a situação jornalística me pegou desprevenido, e eu era a fonte perfeita por cinco motivos: 1) morador local e conhecedor da região; 2) havia trabalhado com consultoria nas cidades atingidas pelo rompimento de barragem de Mariana (Minas Gerais — Brasil), em 2015; 3) sou jornalista e tinha estrutura física para receber a imprensa; 4) mantia contato direto com diversas autoridades locais; e 5) perdi um primo e amigos na tragédia. Fui viver meu luto praticamente um mês após o ocorrido, quando localizaram o corpo do meu primo e pudemos sepultá-lo. Sem dúvida esse papel da imprensa, em ocupar lacunas — inclusive do luto, fez com que eu me sentisse próximo de todo globo terrestre, informando, orientando, cuidando e vivendo meu luto oculto.


Saindo desse ponto factual e indo para uma análise macro, acerca da imprensa em minha volta, o Brasil depende do jornalismo sério e competente para combater corrupções, fake news e tantos males. Com a internet, os veículos de comunicação passaram a fazer parte desse campo virtual e entender a dinâmica dos produtores de conteúdo, sendo moldados para cada público, rede e tipologia. O jornalismo colaborativo passou a ter maior relevância com o surgimento de diversos sites de notícias produzidas pela própria população, de fácil compartilhamento, e isso tem alguns lados obscuros: a informação instantânea e editável, em diversas plataformas, visando o furo de notícia; a falta de credibilidade do profissional ou até mesmo do portal; o interesse por trás da notícia e etc. Fato é que o jornalismo tem sido apedrejado e isso é um péssimo sinal de evolução para nós, que buscamos, produzimos e levamos conteúdos sérios e independentes, com ética e atendendo a expectativa que nem nos vê.


O jornalismo conecta o mundo. O mundo precisa da imprensa. A paz mundial, a convivência em sociedade, a evolução, a atualização tecnológica, o combate às epidemias e tantas outras coisas dependem da imprensa. Que a imprensa enfrente, em frente!


Agradeço a leitura de todos. Vamos, de fato, juntos.


Talles Costa

Jornalista do Portal Independente

Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page