top of page

Saúde reforça a importância da vacinação contra o Sarampo

Foto do escritor: Redação Portal IndependenteRedação Portal Independente
Foto - Cristine Rochol

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta global sobre o aumento de casos de sarampo e ressaltou a necessidade urgente de vacinação para conter a disseminação da doença. Países como México, Estados Unidos, Reino Unido e Portugal já emitiram alertas após a confirmação de casos recentes.

No Brasil, o Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta após confirmar um caso importado de sarampo no estado. O paciente, um menino de 3 anos, chegou ao município de Rio Grande procedente do Paquistão, país com circulação endêmica da doença.

Diante desse cenário, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul reforçou a importância da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina está disponível para crianças a partir de 1 ano até os 59 anos, seguindo o calendário nacional de vacinação.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e pode resultar em complicações sérias, especialmente em crianças. O esquema vacinal completo é fundamental para a prevenção da doença, com duas doses até os 29 anos ou uma dose para adultos de 30 a 59 anos. Crianças devem ser vacinadas aos 12 e 15 meses.

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) destaca a importância da vigilância de casos suspeitos e investigação oportuna. O Brasil perdeu a certificação de eliminação do sarampo em 2018 após surtos, e a recertificação é buscada desde então.

Em Brumadinho, a vacina contra o sarampo está disponível na Policlinica e na maioria dos Postos de Saúde da Família (PSFs). A população deve procurar o posto de saúde mais próximo e se informar sobre a vacinação.

A vigilância, a vacinação e a conscientização são essenciais para evitar novos surtos da doença. O alerta global reforça a importância de manter as coberturas vacinais elevadas, mesmo diante da frequente entrada de pessoas com sarampo no país. A população deve colaborar e buscar a imunização como medida de proteção individual e coletiva.

Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Bistro Mendes 2.png
Logo Isabelly.png
bottom of page