top of page
  • Foto do escritorRedação Portal Independente

Saúde reforça medidas de combate à Dengue em meio ao aumento de casos na região

Foto - Internet/Divulgação

A Prefeitura de Brumadinho, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica as orientações à população para o enfrentamento da dengue, em meio ao aumento de casos na região. Com a identificação de sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, perda de peso, náuseas ou vômitos, a comunidade é alertada sobre a possibilidade de estar com a doença.

Embora o sistema de saúde esteja integralmente equipado para atender a população, a demanda crescente tem impactado a rapidez nos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Diante dessa situação, a Prefeitura adotou medidas para oferecer atendimentos imediatos, sem a necessidade de marcar consulta, em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs). Essa iniciativa visa garantir que os pacientes sejam acompanhados, diagnosticados e medicados com agilidade e praticidade.

Após o atendimento nos PSFs, os pacientes serão encaminhados ao laboratório para a confirmação do diagnóstico médico, com horário de funcionamento das 7h às 16h. A orientação é que os pacientes compareçam ao laboratório com a cópia da notificação e a solicitação do exame para agilizar o atendimento.

A UPA deve ser procurada em casos mais graves, especialmente quando o paciente apresenta comorbidades, sangramentos ou fortes dores abdominais.

A gestão municipal reforça o compromisso em assegurar que todos os pacientes sejam atendidos de forma rápida e eficaz. Contudo, destaca-se a importância da colaboração da população no combate à dengue. É fundamental que todos contribuam recolhendo os resíduos de suas residências e denunciando possíveis focos de dengue por meio do número 31-97143-5863. A união e colaboração são essenciais para a eliminação dos mosquitos transmissores.

A Prefeitura está atuando em diversas frentes no combate ao mosquito da dengue. As ações incluem a eliminação de larvas, recolhimento de materiais e resíduos acumulados, implementação de métodos para eliminar o mosquito causador da doença, além da ampliação dos serviços de tratamento e cuidado para todos os moradores de Brumadinho. A participação ativa da comunidade é crucial para o sucesso dessas iniciativas e para a promoção da saúde coletiva.


Comments


Anuncie Apoio_edited.jpg
Logo Isabelly.png
Tempero Las Casas.jpeg
bottom of page